Pages

Como Montar E-commerce de Sucesso

Empreenda Beleza

Comece a Pedalar


O poder do vinagre na limpeza

0
vinagre branco é um ótimo ingrediente para se limpar a casa. À partir da ação conjunta de oxigênio e bactérias, o vinagre é o ácido acético, produto da fermentação de álcool e de açúcares. Com suas propriedades, ele dissolve sujeiras variadas e resíduos de detergente e sabonete, esteriliza (por isso tira manchas de mofo e suor, por exemplo) e conserva as cores em tecidos. Pode ser usado diluído em água ou puro, para limpezas mais difíceis. Não irrita a pele e não agride o meio ambiente. 


Vinagre na cozinha:

Fica tudo brilhando e esterilizado. Nada melhor que o vinagre para limpar fogão. O fogão fica como um espelho, sem manchas e sem aquele aspecto opaco.
Para limpar o microondas também é excelente e tira o mau cheiro de comidas fortes, já que absorve odores. Basta colocar um copo pequeno, com 1/4 de vinagre, completar com água e deixar 5 minutos, depois passar um pano limpo. O microondas fica limpinho e sem cheiro. O cheiro do vinagre, apesar de não ser muito agradável, some rapidamente e leva com ele o cheiro ruim também. (Falando em cheiro, tira muito bem o cheiro de cigarro e por isso é ótimo para limpar cinzeiros).
Para lavar cristais e deixá-los com mais brilho, basta lavar normalmente com detergente, enxaguar bem e depois colocar de molho em água morna com um pouco de vinagre. Depois de uns 15 minutos, retire e seque com um pano limpo.
Uma coisa que acontece muito na Hungria é a calcificação em eletrodomésticos como a cafeteira e a máquina de ferver água. Para deixá-las como novas, basta deixar passar por elas água com bastante vinagre. Isso a dona de casa húngara sabe muito bem e vem de geração para geração o truque para se livrar daquele empedramento que entope tudo.

Vinagre na sala:

Esfregue os tapetes com escova, água e vinagre (além das cores mais vivas, há a proteção bactericida, dica importante para alérgicos). O vinagre tira mancha de café ou ketchup no carpete, basta aplicar uma esponja com água e vinagre e depois passar um pano seco. Repita isso até que a mancha saia.
Para limpar piso frio também é muito bom, misture com água e deixe o piso desinfetado e brilhando. A dona de casa com criança pequena, principalmente engatinhando, mantém dessa forma o chão facilmente limpo.
Para quem tem animais em casa, o vinagre retira muito bem os odores e em caso de xixi, tirar o excesso e aplicar puro no local, depois secar.

Vinagre no quarto:

Para limpar colchão de criança com xixi é ótimo! Aplique-o puro no local e deixe absorver um pouco. Se puder levar o colchão ao sol, fica ainda melhor, se não é possível, apenas deixe o colchão em pé para ventilar e secar com mais rapidez.
Para colchões e travesseiros do dia a dia, borrife misturado com água e se possível, leve ao sol. Para pessoas com alergia é uma dica preciosa, pois travesseiros e colchões são vilões na hora de juntar ácaros, o vinagre mantém esterilizado.

Vinagre no banheiro:

Como o vinagre esteriliza e tira odores, é algo que sempre uso para limpar o banheiro também. Um pano umedecido com vinagre, depois da limpeza pesada, deixa seu banheiro impecável e os azulejos brilhando.
O acúmulo de minerais da água pode entupir a saída de água do chuveiro. Para desentupir retire o bocal do chuveiro e ponha de molho em uma solução de duas partes de vinagre para uma de água por meia hora.
Para limpar a porta de vidro do box, aqueça o vinagre e aplique com uma esponja. Espere secar e passe de novo o vinagre quente com a esponja e a seguir com um pano sem felpas. O mesmo serve para os azulejos manchados pelo calcário.

Vinagre para limpar vidros:

Retire o pó do vidro com um pano macio, dissolva três colheres de sopa vinagre em um balde com água morna, umedeça na mistura um pano macio e limpo que não solte felpas, torça muito bem e passe no vidro. Passe outro pano seco, que não solte felpas e use um jornal amassado para dar aquele brilho.
Na tela do computador e da TV também pode ser usado, basta colocar um pouco de vinagre num papel toalha macio e passar na tela.

Vinagre contra mofo e cheiro de tinta:

Basta colocar um pouco de vinagre num pano úmido e limpar armários, banheiros, pisos de madeira… No caso de armário, você pode colocar um pedaço de giz depois da limpeza, para absorver a umidade. Deixe as portas abertas para arejar bem e sair o cheiro.
Para tirar cheiro de tinta fresca, molhe panos de chão com água e vinagre e deixe no local.
Como você pode ver, o vinagre é um maravilhoso aliado da dona de casa e muitas de nós não sabemos disso. Eu não sabia muita coisa até começar a pesquisar seus poderes. Isso significa muita economia e saúde para seu lar, já que é muito mais barato que os produtos químicos e não agride nem aos moradores e nem à natureza.






0 comentários:

Postar um comentário